Bichectomia
A bichectomia é a cirurgia plástica em que há a retirada total ou mesmo parcial de duas bolsas de gorduras presentes uma em cada lado da boca, entre o maxilar e a mandíbula, chamadas de "bolas de Bichat". Essas bolsas de gordura estão presentes no corpo, não importa se a pessoa está ou não acima do peso. A finalidade da bichectomia é puramente estética: afinar e melhorar o contorno facial.
Blefaroplastia (Cirurgia da Pálpebra)
A blefaroplastia é uma cirurgia plástica que consiste na retirada do excesso de pele, músculo e gordura das pálpebras, além de posicionar as pálpebras corretamente, de forma a remover rugas, que levam a uma aparência cansada e envelhecida.
Lifting facial
O envelhecimento facial depende da idade, fatores genéticos e ambientais (exposição solar e tabagismo). Além da flacidez da pele e da perda de tônus dos músculos, existe uma perda progressiva da gordura facial, levando a formação de rugas, sulcos marcados (bigode chinês, marionote) e flacidez no pescoço (aparência de papada).⠀ O preenchimento facial através do uso de ácido hialurônico pela técnica de MDCodes pode amenizar e até retardar a ritidoplastia, porém não à substitui quando a mesma esta indicada.⠀ A ritidoplastia (ou lifting facial) é a cirurgia plástica capaz de tratar o envelhecimento facial. Através desta cirurgia, podemos fazer lipoenxertia (enxerto de gordura na face), plicatura dos “músculos” da face e pescoço e retirada do excesso de pele, tratando assim o sinais de envelhecimento da face de uma maneira completa. A cicatriz final em geral fica localizada na região pré auricular, contornando o lóbulo da orelha e descendo na linha do cabelo. Os resultados variam de acordo com a idade, sexo, tipo de pele, peso corporal, dentre outros, e serão melhores se o paciente tiver boa elasticidade da pele e estiver em boa saúde física. Em geral, a recuperação é rápida e o edema e equimose duram por volta de 1-2 semanas.
Otoplastia
O termo otoplastia geralmente é usado para a correção de orelhas proeminentes (de abano). O objetivo do tratamento é minimizar ou corrigir deformidades e assimetrias da forma, tamanho ou angulação. O tratamento cirúrgico deve ser indicado somente após a orelha atingir seu tamanho quase que final, que ocorre por volta dos 5 anos e a criança ja tiver condições de entender e colaborar no pós operatório. Nas crianças, em geral precisamos de anestesia geral, enquanto que nos adultos ou naquelas crianças mais colaborativas o procedimento pode ser feito com sedação e anestesia local. A cicatriz final fica bem escondida na região posterior da orelha e o pós operatório costuma ser tranquilo e com necessidade do uso da faixa por um período aproximado de 15 dias.
Rinoplastia
A rinoplastia é a cirurgia plástica indicada para correção estética do nariz, podendo em algumas situações associar a outros procedimentos nasais funcionais, como correção do septo nasal e turbinectomia. Existem duas técnicas usadas para o acesso: a aberta (exorrinoplastias) ou fechada. Na técnica aberta é feita uma pequena incisão na base do nariz, entre as narinas, e na parte interna de cada narina. Na técnica fechada, há incisões apenas dentro das narinas. Cada uma com suas vantagens e desvantagens. Durante a rinoplastia buscamos sempre trabalhar com a harmonização facial e para isso pode ser necessário aumento ou diminuição do comprimento ou do dorso nasal, dar projeção ou afinar à ponta, afinar as asas ou a base nasal. Atualmente, existe uma tendência a utilizar enxerto de cartilagem de próprio nariz para estruturar, o que chamamos de rinoplastia estruturada.