Mamoplastia de aumento
A mamoplastia de aumento esta indicada para aquelas pacientes com mamas pequenas ou que reduziram de tamanho após a gestação (sem ptose ou ptose leve).
Atualmente utilizamos implantes de silicone de alta coesividade, com superfície externa lisas ou texturizadas. Essas próteses mais modernas não tem prazo de validade.
A escolha da via para colocação da prótese varia de caso a caso, apesar da via inframamária (através do sulco da mama) ser a mais utilizada. Além dela, temos a via periareolar e a via axilar, cada uma com sua indicação, vantagens e desvantagens.
Já a posição da prótese, vai depender da qualidade e espessura da pele, sendo que quanto mais fina a pele, mais profunda a prótese deve estar para que a mesma não se torne muito aparente e tenha um aspecto mais natural. Os planos utilizados são sub glandular (abaixo da glândula mamária), sub fascial (abaixo da fascia do músculo peitoral), sub muscular (abaixo do músculo peitoral) ou dual plane (quando misturamos o plano sub muscular e sub glandular).
Se trata de uma cirurgia rápida, segura e que costuma ter alta hospitalar no mesmo dia. A recuperação necessita de uso de sutiã cirúrgico, em geral por 15-30 dias e retorno gradual a suas atividades diárias. A prática de atividade físicas costuma ocorrer por volta dos 45-60 dias.
Mamoplastia Redutora
A mamoplastia redutora é indicada para aquelas pacientes que tem mamas volumosas e apresenta desejo de reduzi-las, seja por apresenta sintomas físicos, emocionais ou por finalidade estética. Entre os principais sintomas estão dor nas costas, depressões nos ombros devido ao peso do sutiã, infecções no sulco mamário e escoriações do complexo areolo papilar.
É importante que a paciente esteja com peso adequado e bem orientada para o procedimento cirúrgico. Algumas pacientes questionam sobre a possibilidade de realizar tal cirurgia antes de terem filho e é importante alerta-las sobre o risco de não conseguirem amamentar. Esse risco depende da técnica utilizada e do volume de mama retirada.
Nessas cirurgias, a cicatriz final costuma ser vertical, em L ou em T invertido, e o tamanho da cicatriz esta intimamente ligado ao volume mamário a ser ressecado.
Tais cirurgias podem levar de 3-4 horas e em geral utilizamos drenos. Os cuidados e recuperação são bem semelhantes a cirurgia de mastopexia.
Mastopexia
A mastopexia esta indicada quando se tem a ptose (queda) das mamas. A ptose mamária costuma ocorrer após gestações ou após grande perda de peso e pode ser classificada em grau I a III. O grau de ptose e tamanho das mamas vão influenciar na escolha da cirurgia a ser realizada.
Na mastopexia é feito o reposicionamento da glândula mamária e retirada do excesso de pele. Em situações onde também se tem mamas pequenas e há um desejo pela paciente de aumento, podemos utilizar também implantes mamários. A cicatriz final varia conforme o excesso de pele, podendo resultar em cicatriz peri areolar, vertical, em L ou em T. Durante o procedimento cirúrgico, também é possível corrigir assimetrias, tamanhos das areolas e mamilos.
Essa cirurgia costuma demorar por volta de 3 horas, já que se trata de uma cirurgia de muitos detalhes. Pode ser necessário o uso de drenos cirúrgicos. A recuperação é um pouco mais demorada em relação a cirurgia de prótese de mama e demanda mais cuidados. O uso de sutiã cirúrgico pós operatório também é necessário.