Abdominoplastia
A abdominoplastia ou demolipectomia abdominal é indicada para pacientes com flacidez da pele do abdômen decorrentes da gestação ou grandes variações de peso. Nesta cirurgia, é possível corrigir a diástase (afastamento) do músculo abdominal, retirar todo o excesso de pele e reconstruir um novo umbigo. Em situações em que toda a pele abaixo do umbigo não consegue ser removida, optamos por deixar uma pequena cicatriz vertical.
Em casos particulares, quando se tem flacidez de pele restrita a região infraumbilical e temos uma implantação alta do umbigo, a técnica de Miniabdominoplastia pode ser realizada. Nesta se pode corrigir o afastamento dos músculos abdominais, retirar apenas um fuso de pele abaixo do umbigo e abaixar o mesmo, sem necessidade de refazer-lo.
A associação da abdominoplastia com lipoaspiração no mesmo procedimento é denominado de Lipoabdominoplastia e vem sendo cada vez mais utilizado com o intuito de melhorar o resultado final do contorno corporal, já que a lipoaspiração consegue remover gorduras localizadas.
A cicatriz final da abdominoplastia costuma ser na altura da cesárea ou um pouco mais baixa e sua dimensão vai depender da quantidade de pele a ser retirada. Utilizamos drenos, que costumam ser retirados em até 1 semana.
Utilizamos no pós operatório cintas modeladoras e indicamos iniciar a drenagem linfática com 48h após a cirurgia, quando a paciente já tem um melhor controle da dor. O retorno as atividades habituais costuma ocorrer de forma gradual por volta de 3 semanas e o retorno as atividades físicas entre 5-6 semanas.
Lipoaspiração
A Lipoaspiração é uma cirurgia para melhora do contorno corporal e não uma cirurgia de emagrecimento. Ela esta indicada para remoção de gorduras localizadas, quando a dieta e exercício físico não foram suficientes, sendo os principais sítios abordados o abdômen, flancos, culotes, face interna da coxa, dorso, papada e braços.
A técnica utilizada é a tumescente, quando infiltramos a região a ser aspirada com soro fisiológico e adrenalina e em seguida utilizamos cânulas multiperfuradas conectadas a um sistema de pressão negativa para realizar a retirada da gordura. Técnicas denominadas de Vibrolipo, Hidrolipo, Minilipo são variações desta mesma técnica e possuem resultados semelhantes.
A gordura aspirada pode ser desprezada ou preparada para uso, sendo então denominada de lipoescultura. Nesta, utilizamos a gordura na forma de enxerto para dar volume ou tratar depressões principalmente nos glúteos, mamas e face. Para a segurança da paciente é recomendado que não lipoaspire mais de 5-7% do peso corporal (Resolução 1711-03 do Conselho Federal de Medicina).
O tempo cirúrgico varia de 2-3 horas a depender das regiões a serem tratadas e de irregulares e cirurgias prévias.
Utilizamos no pós operatório cintas modeladoras para compressão da região operada. A drenagem linfática indicamos iniciar com 48h após a cirurgia, quando a paciente já tem um melhor controle da dor. O retorno as atividades habituais costuma ocorrer de forma gradual em 1-2 semanas.
Protese Glútea
A cirurgia de prótese de glúteo consiste na colocação de um implante de silicone na região glútea para aumento do volume da região. A incisão fica localizada na prega interglútea e a prótese inserida dentro do músculo glúteo maior. O procedimento é simples e seguro e a escolha do volume e da forma dos implantes depende do tamnho e formato pré operatório e do resultado final que a paciente deseja.