Abdominoplastia
A abdominoplastia ou demolipectomia abdominal é indicada para pacientes com flacidez da pele do abdômen decorrentes da gestação ou grandes variações de peso. Nesta cirurgia, é possível corrigir a diástase (afastamento) do músculo abdominal, retirar todo o excesso de pele e reconstruir um novo umbigo. Em situações em que toda a pele abaixo do umbigo não consegue ser removida, optamos por deixar uma pequena cicatriz vertical.
Em casos particulares, quando se tem flacidez de pele restrita a região infraumbilical e temos uma implantação alta do umbigo, a técnica de Miniabdominoplastia pode ser realizada. Nesta se pode corrigir o afastamento dos músculos abdominais, retirar apenas um fuso de pele abaixo do umbigo e abaixar o mesmo, sem necessidade de refazer-lo.
A associação da abdominoplastia com lipoaspiração no mesmo procedimento é denominado de Lipoabdominoplastia e vem sendo cada vez mais utilizado com o intuito de melhorar o resultado final do contorno corporal, já que a lipoaspiração consegue remover gorduras localizadas.
A cicatriz final da abdominoplastia costuma ser na altura da cesárea ou um pouco mais baixa e sua dimensão vai depender da quantidade de pele a ser retirada. Utilizamos drenos, que costumam ser retirados em até 1 semana.
Utilizamos no pós operatório cintas modeladoras e indicamos iniciar a drenagem linfática com 48h após a cirurgia, quando a paciente já tem um melhor controle da dor. O retorno as atividades habituais costuma ocorrer de forma gradual por volta de 3 semanas e o retorno as atividades físicas entre 5-6 semanas.