Toxina Botulínica
Toxina botulínica, conhecida popularmente como “botox”, é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Apesar de ser mais conhecida pelo seu uso para fins estéticos, o uso da toxina pode ser terapêutico no blefaroespasmo (espasmo da pálpebra), espasmo hemificial (contrações involuntárias dos músculos da face), paralisia facial, hiperidrose (suor excessivo) e até mesmo dor de cabeça crônica.
O tratamento envolve injeção em quantidades pequenas nos músculos subjacentes para bloquear impulsos que geram a contração deste músculo. A terapia é bem tolerada, rápida, com efeitos colaterais mínimos e temporários quando ocorre. A toxina começa a fazer efeito entre 5-10 dias e esse efeito perdura por cerca de três a seis meses até que desaparece gradativamente, enquanto a ação muscular retorna. Com aplicações em intervalos regulares, pode ocorrer de o músculo enfraquecer e, dessa forma, as aplicações passarem a durar mais tempo.
Para fins estéticos, a toxina botulínica esta indicada no tratamento das rugas dinâmicas e suavização das ruga estáticas, além de elevar um pouco a sobrancelha nas mulheres e trazer uma aparência mais jovial. De uma maneira geral, tratamentos as linhas verticais entre as sobrancelhas, pés-de-galinha nos cantos dos olhos, linhas horizontais na testa e nas bandas do músculo platisma no pescoço. Além do tratamento dessas linhas de expressão, conseguimos utilizar a toxina no tratamento do sorriso gengival e elevar discretamente a ponta nasal.
A transpiração excessiva também pode ser aliviada com uso da toxina botulínica, sendo seu uso mais indicado nas axilas ou nas palmas das mãos e plantas dos pés. Uma única sessão de tratamento pode fornecer de 6-9 meses de alívio